domingo, 22 de novembro de 2009

Nota Biografia sobre Hannah Arendt.

           Hannah Arendt (1906-1975) foi uma das intelectuais mais influentes da filosofia política do século XX. Nascida numa família judaico-alemã, ela foi obrigada a deixar a Alemanha em 1933 e morou em Paris pelo menos oito anos, trabalhando em algumas organizações de refugiados judeus. Em 1941, imigrou para os Estados Unidos e fez parte da intelectualidade nova-iorquina, trabalhando em algumas universidade americanas. Ela é mais conhecida por duas obras que tiveram grande impacto dentro e fora da comunidade acadêmica: As origens do totalitarismo (1951) e A condição humana (1958). Figuravam em suas dicussões tópicos como a liberdade, o arbítrio, a natureza da revolução, a autoridade e a tradição, entre outros. No ano de sua morte, trabalhava em uma grande obra intitulada  A vida do espírito, obra esta inacabada e que analisava as chamadas faculdades da vida contemplativa: o pensar, o querer e o julgar. (tradução livre e adaptado do original da Stanford Encyclopedia of Philosophy).
Referência:
Ética em Movimento: Contribuições dos Grandes Mestres da Filosofia -  Anor Sganzerla,Ericson S. Falabretti e Francisco V. Bocca (orgs.) ed.Paulus,2009, p.209.

2 comentários:

  1. Gostei do texto...qual a relação da autora com o nosso cotidiano?

    ResponderExcluir
  2. Hannah Arentd é considerada uma téorica de grande importância na filosofia política contemporanêa e vem sendo estudada no ensino médio estadual na disciplina de Filosofia em Filosofia Política. Então pensei que seria interessante postar alguns conceitos básicos,para auxiliar aqueles que estão envolvidos no processo da aprendizagem nesta área.

    ResponderExcluir