quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Elementos do Conhecimento



1 - O conhecimento é um ato/processo de objetivação. Em sua aparente simplicidade, esta noção nos faz distinguir entre objeto/coisa e objeto conhecido, já que o objeto que acaba sendo conhecido é o resultado do processo de objetivação.
2 - O conhecimento é um processo de constituição objetiva. Noção similar à anterior, da que se distingue pela presença da palavra "constituição". Com isso, chama-se atenção mais o papel do sujeito a cuja atividade se deve a constituição do objeto. Constituição não é criação. A constituição objetiva não é constituição ontológica, não se constitui um ser, mas sim uma significação objetiva.
3 - O conhecimento é a assunção consciente do objeto. É uma definição muito precisa. Equivale dizer que conhecer é ter notícia de um objeto, o qual, certamente, é dizer muito pouco.
4 - O conhecimento é a representação simbólica do objeto. Não confundamos esta noção com a simples noção de representação. Com efeito, a representação é simbólica. O símbolo é a tradução dos dados do objeto/coisa que o sujeito, com seu dinamismo, leva à tona.
5 - O conhecimento é a donação de sentido que o sujeito confere aos dados que lhe apresentam desde o objeto/coisa. O dado desde o objeto converte o sujeito, mediante sua atividade, em uma unidade significativa ou de sentido, já que o objeto é para o sujeito o que significa ou o sentido que o sujeito lhe confere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário